4 musicais que foram indicados ao Oscar de Melhor Filme!
Ah, os musicais! Amados por uns, odiados por outros… Mas não podemos negar que muitos deles são produções incríveis, até mesmo dignas de Oscar!
Por isso, vamos falar neste artigo de 4 musicais que foram indicados ao Oscar de Melhor Filme!
A noviça rebelde
Antes de mais nada, vamos falar de um dos musicais de maior sucesso da história do cinema: A noviça rebelde.
Filme dos anos 60, protagonizado por Julie Andrews, que não apenas foi indicado ao prêmio de melhor filme, como também o venceu, além de levar para casa outras estatuetas como as de:
• Melhor diretor (Robert Wise);
• Melhor edição;
• Melhor som;
• Melhor trilha sonora;
Para quem não conhece a obra, o filme conta a história da noviça Maria, que por não conseguir se adaptar ao convento, vai parar na casa da família Von Trapp como governanta e acaba, inesperadamente, mudando a vida de todos – Do pai, militar rigoroso e das 7 crianças – com muita música e amor.
Uma curiosidade: a música “7 Rings” da cantora Ariana Grande, usa a melodia de uma das canções desse filme! Isso mesmo! O hit de 2019 usa como base “My favorite things” de 1959.
La la Land
Em segundo lugar, como não falar do musical que ganhou o prêmio de melhor filme por engano, não é mesmo?
Para os que não se recordam do “rolê”, o ano era 2017, e o musical La la land havia sido indicado para o maior prêmio da academia, juntamente com outros grandes sucessos como “Moonlight” – Que aliás, foi o real vencedor.
Entretanto, pouco antes da importantíssima premiação , a atriz Emma Stone havia acabado de receber a estatueta de melhor atriz por sua atuação no musical.
Contudo, o apresentador da noite, na hora de ler o cartão correspondente ao de melhor filme, acaba recebendo outra vez o cartão escrito “Emma Stone – La la land”.
E então, ocorre esta cena:
https://youtu.be/BszDoydsyeQ
O musical, que por pouco não venceu o Oscar de Melhor Filme, fala sobre o casal Mia e Sebastian; Uma atriz e um pianista em busca do sucesso, não só em suas carreiras em Los Angeles, mas também no amor.
Amor, Sublime amor (2021)
Inspirado no musical da Broadway, “West side story” o filme de 2021 é um remake do super inegavelmente premiado “Amor, sublime amor” de 1961; que bateu o recorde de estatuetas para uma produção musical, tendo levado 10 para casa, incluindo, principalmente, a de melhor filme.
E a nova versão, indicada ao Oscar deste ano, tenta, antes de mais nada, repetir o feito ao recontar a história de amor de Maria – uma garota porto-riquenha irmã do líder da gangue “Sharks” – e Tony, exlíder da gangue rival “Jets”.
Sobretudo. o atemporal o musical tratará mais uma vez do amor em meio as tensões familiares, sociais e territoriais.
Confiram então uma comparação da icônica música “Tonight” nas versões de 1961 e 2021:
https://youtu.be/bkicdhaQH9s
Os miseráveis (2012)
Com um elenco de dar inveja, que surpreendentemente reuniu grandes nomes como: Hugh Jackman, Anne Hathaway, Russell Crowe e Amanda Seyfried, “Os miseráveis” foi o musical indicado ao Oscar em 2013.
Adaptado do igualmente espetacular musical da Broadway, que por sua vez foi adaptado do livro homônimo de Vitor Hugo, a história trata de tristes histórias que se conectam na França do século 19.
Apesar de não ter ganho o prêmio de melhor filme, o musical rendeu a Anne Hathaway o prêmio de melhor atriz coadjuvante.
Tratando de amores a revoluções, a obra conta com músicas e atuações incríveis, e levou
alguns prêmios como “melhor mixagem de som” e “melhor maquiagem e penteados”