SÉRIES

Doramas: O que são? Curiosidades, e onde encontrar?

A cultura asiática, inegavelmente, tem feito muito sucesso nos últimos anos. Com toda a certeza, suas manifestações mais conhecidas são os animes, e o gênero musical K-pop; Entretanto, outra vertente dessa cultura que abrange diversos países, tem conquistado o ocidente: Os doramas.

O que são?

Primeiramente, os doramas eram apenas os dramas japoneses para tv. Os terebi dorama – Foi daí então que surgiu o nome que usamos hoje. Contudo, hoje em dia é popularmente chamada de dorama toda série feita no leste asiático.

• J-drama: Dorama japonês;
• K-drama: Dorama coreano;
• C-drama: Dorama chinês;
• Thai-drama: Dorama tailandês;
• T-drama: Dorama Taiwanês

Doramas são novelas?

Apesar de serem dramas para a televisão e figurarem nos horários nobres dos canais asiáticos, os doramas não são iguais as novelas como conhecemos. Em primeiro lugar, doramas são extremamente curtos, coisa de
16 episódios, aliás, poucos passam dessa média; E a grande maioria tem apenas uma única temporada, então
tudo é contado em pouco tempo. (Entretanto, isso não significa que as histórias são corridas) Outra característica, é que surpreendentemente eles focam em apenas um núcleo de personagens;

Eles escolhem uma história, e de fato a contam. Sem rodeios. Mais uma diferença, é que os doramas normalmente tem seus episódios exibidos semanalmente, assim como as séries; Porém, ao contrário delas, que costumam ter episódios de até 40, 45 minutos, os doramas tem episódios que normalmente ultrapassam uma hora de duração.

Ah, e uma outra coisa! Acima de tudo os doramas são leves; é bastante difícil encontrar um dorama com cenas pesadas, sejam elas de cunho sexual, ou violento.

Uma curiosidade é que nos doramas, o tão famoso e aguardado beijo dos protagonistas é bem raro, podendo até mesmo não acontecer, ou acontecer apenas aos 45 do segundo tempo!

Grande parte das produções são com uma baixa classificação indicativa; então, é algo que dá para assistir em família, sem perder as emoções de uma boa história!

Doramas são apenas românticos?

Não mesmo! Apesar das historinhas água-com-açúcar serem as mais famosas entre o gênero, eles também podem ser de ação, comédia, aventura e muito mais! Round 6, por exemplo, é um ótimo retrato de um dorama que não segue o padrão de romance.

Além dele, muitos outros também não seguem essa temática, tendo até mesmo uma categoria bem famosa entre os doramas que não tem o romance como foco: os dramas históricos.

Doramas e a cultura

Seja ele chinês, coreano, tailandês ou japonês, com toda a certeza, os doramas são uma ótima maneira de conhecer a cultura do lugar que ele está apresentando.

Nesses dramas, somos apresentados de uma maneira muito mais profunda do que a que estamos acostumados aos costumes, alimentos e modo de vida dos personagens.

Citando aqui os k-dramas, vemos um povo bastante apegado a sua cultura, que surpreendentemente permaneceu em muitos aspectos intocada durante décadas. Uma característica bem forte das civilizações asiáticas.

Aliás, podemos ver isso de maneira bastante abrangente no drama Pachinko, na verdade, falamos um pouco dele nesse artigo aqui (https://pequicn.com/dorama-brasileiro/)

Onde assistir?

Apesar de os doramas estarem dominando o mundo, surpreendentemente ainda não o fizeram com tanta força; e por isso, não é em todo lugar que conseguimos encontrar nossas amadas séries asiáticas.

Porém, a rainha Netflix já tem um bom acervo para que você possa começar sua jornada como dorameiro. Outros streamings, a saber a AppleTV (Onde estreeou Pachinko) e Disney+ também tem se aventurado em trazer
produções orientais.

Entretanto, o maior distribuidor de doramas, com toda certeza é o VIKI; e para a nossa alegria, o streaming tem uma versão gratuita com bastante conteúdo! Sejam japoneses, chineses, coreanos ou tailandeses, os doramas são inegavelmente a nova sensação do momento!

E então, diz aí? Você gosta de Doramas? Deixe nos comentários, e não esqueça de compartilhar!

Pequicn

Somos um portal de notícias especializado em cultura pop, com foco em produção de conteúdo voltado para o cinema em geral.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo