Guillermo del Toro faz história com “Pinóquio” ao levar Netflix a vencer o Globo de Ouro de melhor filme de animação
Guillermo del Toro é o primeiro diretor latino a vencer a categoria de animação no Globo de Ouro

“Pinóquio”, de Guillermo del Toro, levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação, tornando a Netflix a primeira plataforma de streaming a vencer na categoria. Del Toro também fez história ao se tornar o primeiro vencedor latino. (Observação: anteriormente, já houveram co-diretores em filmes vencedores, como Charise Castro Smith em ‘Encanto’, mas co-diretores geralmente não são indicados oficialmente ou vencedores).
Ao receber o Globo de Ouro, Del Toro proclamou que “a animação é cinema”, e continuou dizendo: “A animação não é um gênero para crianças, é uma mídia”.
Desde a criação da categoria em 2006, apenas quatro vencedores dos Globos de animação não venceram no Oscar: ‘Cars’ (2006), ‘As Aventuras de Tintim’ (2011), ‘Como Treinar o seu Dragão 2’ (2014) e ‘Missing Link’ (2019).
A Netflix tem quatro indicações para Melhor Filme de Animação no Oscar: Eu Perdi Meu Corpo (2020), Klaus (2020), Acima da Lua (2021) e A Família Mitchell Contra as Máquinas (2022), mas ainda não venceu essa categoria. Pinóquio recentemente foi incluído na lista curta da Academia em três categorias técnicas (som, trilha sonora original e canção original) e na lista longa de seis categorias no BAFTA (filme animado, roteiro adaptado, trilha sonora original, design de produção, efeitos visuais especiais e som).
Del Toro dirigiu esta adaptação da clássica história de Carlo Collodi com Mark Gustafson e co-escreveu o roteiro com Patrick McHale. O filme ganhou mais de 15 prêmios de grupos de críticos de cinema, incluindo LAFCA (Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles). O filme também foi indicado ao Critics’ Choice Awards no domingo, 15 de janeiro.