NOTÍCIAS

Guillermo del Toro faz história com “Pinóquio” ao levar Netflix a vencer o Globo de Ouro de melhor filme de animação

Guillermo del Toro é o primeiro diretor latino a vencer a categoria de animação no Globo de Ouro

Pinóquio de Guillermo del Toro
Reprodução: Pinóquio

“Pinóquio”, de Guillermo del Toro, levou para casa o Globo de Ouro de Melhor Filme de Animação, tornando a Netflix a primeira plataforma de streaming a vencer na categoria. Del Toro também fez história ao se tornar o primeiro vencedor latino. (Observação: anteriormente, já houveram co-diretores em filmes vencedores, como Charise Castro Smith em ‘Encanto’, mas co-diretores geralmente não são indicados oficialmente ou vencedores).

Ao receber o Globo de Ouro, Del Toro proclamou que “a animação é cinema”, e continuou dizendo: “A animação não é um gênero para crianças, é uma mídia”.

Desde a criação da categoria em 2006, apenas quatro vencedores dos Globos de animação não venceram no Oscar: ‘Cars’ (2006), ‘As Aventuras de Tintim’ (2011), ‘Como Treinar o seu Dragão 2’ (2014) e ‘Missing Link’ (2019).

A Netflix tem quatro indicações para Melhor Filme de Animação no Oscar: Eu Perdi Meu Corpo (2020), Klaus (2020), Acima da Lua (2021) e A Família Mitchell Contra as Máquinas (2022), mas ainda não venceu essa categoria. Pinóquio recentemente foi incluído na lista curta da Academia em três categorias técnicas (som, trilha sonora original e canção original) e na lista longa de seis categorias no BAFTA (filme animado, roteiro adaptado, trilha sonora original, design de produção, efeitos visuais especiais e som).

Del Toro dirigiu esta adaptação da clássica história de Carlo Collodi com Mark Gustafson e co-escreveu o roteiro com Patrick McHale. O filme ganhou mais de 15 prêmios de grupos de críticos de cinema, incluindo LAFCA (Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles). O filme também foi indicado ao Critics’ Choice Awards no domingo, 15 de janeiro.

Pequicn

Somos um portal de notícias especializado em cultura pop, com foco em produção de conteúdo voltado para o cinema em geral.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo